Multicart para Atari 2600

Este cartucho foi feito por um colega e por mim por volta de 1998. Na época eu consegui os arquivos do hardwarebook com a descrição dos pinos do conector de cartuchos do Atari 2600 e esse colega resolveu montar um pra ver se funcionava. Funcionou tão bem que uso o cartucho até hoje sem problemas.
Cartucho Visto de Cima

Quem já viu os velhos cartuchos nacionais por dentro sabe que eles não passavam de uma EPROM com o jogo gravado. Poderíamos pegar um cartucho desses e tirar o esquema, mas não pensamos nisso na época. A pinagem no Hardware book facilitou o processo e meu colega fez a placa a partir de um esquema que desenhei. O esquema final é esse:

Esquema do cartucho - Clique para ampliar

O primeiro teste não deu certo. Faltava a inversão do pino da linha de A12 que é usada como Chip Select (SC) da memória do cartucho. Nos cartuchos nacionais antigos eram usados CI´s com portas Inversoras (normalmente um 7404). No nosso caso a placa já estava pronta e tivemos que improvisar um inversor com transistor mesmo. A gambiarra ficou na parte de baixo da placa, assim:

Cartucho visto por baixo

As chavinhas rotativas na parte de cima da placa são chaves BCD, por isso o uso de duas. Com uma chave binária daria pra usar apenas uma. A chave da direita seleciona de 0 a 7 jogos e a da esquerda seleciona entre dois bancos de 8 jogos.

A placa suporta EPROM´s 27C512, 27C256 e 27C128 de 16, 8 e 4 jogos de 4k, respectivamente. Com um posicionamento correto das chaves dá pra usar memórias 2764, 2732 e 2716. Na foto vemos a placa com uma 2716 com o jogo X-man. Para gravar a memória é só colocar vários jogos de 4K mapeados corretamente. Para jogos de 2k deve-se duplicar o mesmo jogo em um banco de 4k. Para a memória 27512 o mapeamento fica assim:

Endereços:
0000H – 0FFFH – Jogo 1
1000H – 1FFFH - Jogo 2
2000H – 2FFFH - Jogo 3
3000H – 3FFFH - Jogo 4
4000H – 4FFFH - Jogo 5
5000H – 5FFFH - Jogo 6
6000H – 6FFFH - Jogo 7
7000H – 7FFFH - Jogo 8
8000H – 8FFFH - Jogo 9
9000H – 9FFFH - Jogo 10
A000H – AFFFH - Jogo 11
B000H – BFFFH - Jogo 12
C000H – CFFFH - Jogo 13
D000H – DFFFH - Jogo 14
E000H – EFFFH - Jogo 15
F000H – FFFFH - Jogo 16

15 comentários:

  1. Bom dia amigo, sou amante de videogames antigos, especialmente o Atari, que foi o primeiro que tive. Estou querendo montar um cartucho como este que voce fez. Tenho alguma experiencia em eletronica e gostaria que se fosse possivel, voce me enviasse instruções para que eu possa colocar em pratica a construção do cartucho.

    Parabéns e muito obrigado

    Jose Carlos
    romeirojc@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tb gostaria de fazer a mesma coisa, vc poderia me enviar alguma coisa pra me ajudar?
    sijoga_lanhouse@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Como posso obter um cartucho seu?
    Obrigado!

    spanker.br@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Amigo, achei muito interessante este cartucho. Tenho a intenção de montar um cartucho para o Atari que possa aceitar jogos do tipo HERO.
    Você tem como passar algum material e dicas do que preciso.
    Fico muito grato.
    email: hard_gb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. muito boa a documentação que voce tem disponivel aqui, parabens pelo conteudo!
    queria pedir uma ajuda, montei um multicard para 4kb, 32 em 1 com uma 27c1000(128k), o Hardware está pronto, porem empaquei na hora de grava-lá, precisava de um programa para fundir as roms em um pacote para a gravação, a sugestão que encontrei foi o Binex (newlife) porem ele não pode ser encontrado em local algum, voce teria uma sugestão para ajudar nessa parte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola te puedo subir una imagen con xuegos de 4kb, dame la lista de los que quieras y con gusto te ayudo a mezclarlas de un modo que no vas a tener dificultades a cambio busco quien me pueda ayudar con un MENU para atari 2600, por ahi vi uno en internet con un PIC pero no logro encontrar el esquema (diagrama) saludos.

      Excluir
  6. eu também gostaria de um tutorial em video ou em texto com imagens por favor:

    email:eu@alyssonmoreira.com

    ResponderExcluir
  7. Boas! Vivo em Portugal e já algum tempo tenho seguido o seu blogue com bastante interesse. Ao ver este post do Atari, lembrei-me do turbografx16. Por acaso não tens nenhum projecto para essa consola? O turbografx16 Pal só saiu com 1 ou 2 jogos aqui na Europa.
    Cumprimentos e continue com o bom trabalho que nos tens habituado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho nada de turbografx16. Na verdade eu parei com videogames já há um bom tempo. Os meus estão todos encostados...

      Excluir
  8. Amigo. Me ajude, já que evidentemente você manja muito deste assunto. Eu tenho um cartucho original Atari que usa um único Chip 2732 nele e mais ABSOLUTAMENTE NADA! Eu retirei o CI e coloquei um soquete pois minha ideia era gravar jogos de 2K em memórias 2716 que tenho aqui e usar neste cartucho, uma vez que, aparentemente, 2716 e 2732 são totalmente compatíveis pino a pino no datasheet. Acontece que todos jogos que gravo em minhas 2716, GRAVAM PERFEITAMENTE na eprom mas não rodam no videogame. Se eu gravo em 2732 aí sim tudo fica perfeito mas eu quero gravar jogos de 2k nas 2716 mas estas nunca rodam. Pq isso? Minhas memórias estão boas, já testei um monte delas e sempre igual! Alguém sabe se tem algum macete pra gravar jogo de 2k em chip de 2k ??? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é 100% compatível, vc precisa mudar apenas um detalhe. Pra usar eprom 2716 em pcb de 2732, voce vai deixar de usar do pino 21 (A11), então jumpeia o pino 21 com o pino 24(vcc) de 5v, pra deixar ele em nível lógico alto. Daí sua eprom 2716 vai funcionar na placa. Outra solução, que não precisa jumpear, seria voce gravar o jogo de 2Kb duplicado na eprom 2732, pra deixar ele com 4kb, o atari vai ler o jogo normalmente. Lembrando que precisa ser o mesmo jogo duplicado, não pode ser 2 jogos diferentes de 2kb, pois isso exigiria mudança na placa.
      Não precisa usar programa pra duplicar de 2k para 4k, no prompt do DOS, entre na pasta dos arquivos de jogos, e caso queria deixar, por exemplo, o jogo chamado tennis.bin de 2kb para 4 kb, então digite: copy /b tennis.bin+tennis.bin novotennis.bin , ou outro nome final qualquer, passará a ter 4kb, com 2 jogos de 2kb duplicados dentro.

      Excluir
  9. Olá Rodrigo!
    Apenas pra agradecer pelo material de excelente qualidade aqui na sua página. Sempre quis fazer minhas experiências com o Atari, e depois de muito tempo adquiri um "Dactar" (um legítimo clone brasileiro) e comecei a caminhar para a construção dos cartuchos. Construí um gravador e também um apagador de EPROMs, mas o grande desafio foi conseguir o circuito do cartucho, algo que em tempos dessa galerinha "maker" sem graça é passado para segundo plano, porque as buscas só retornam placas de circuito impresso já desenhadas, algo que pra mim não tem graça alguma! As vezes me pergunto se essa turma sabe ler esquemas... De qualquer forma, seu conteúdo, juntamente com o Hardwarebook (que pode ser acessado via archive.org) me quebraram um galhão, sendo que pretendo estar logo mais compilando minhas ROMs bizarras e raras nos meus próprios cartuchos.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  10. Você fez esse cartucho em 1998 com transístor SMD, em casa? Quer mesmo que alguém com um pingo de conhecimento acredite nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, esse post é do meu antigo site publicado acho que em 2001. E componentes SMD eu já conhecia e usava desde 1992. Se você não conhecia não posso fazer nada...

      Excluir

1. Alguns comentários são moderados automaticamente. Caso isso ocorra pode levar algum tempo até que eu veja e o libere.
2. Comentários fora do assunto do post podem ser apagados.
3. Não, eu não posso consertar os seus aparelhos!